Ouça: Live abordará Setembro Amarelo e a prevenção dos casos de suicídio entre os jovens
Na manhã desta quinta-feira (10/09), conversamos com a deputada federal Liziane Bayer, que convida para a live que ocorre nesta manhã e abordará o Setembro Amarelo, em especial a prevenção dos casos de suicídio entre os jovens. Hoje é o dia mundial de prevenção ao suicídio e, por conta disto, o 2° simpósio nacional de prevenção ao suicídio e auto mutilação ocorre das 9:30 às 11h. No dia 16 de setembro, das 13 às 15h, terá mais uma etapa da programação. Ambos eventos são de forma online, com o intuito de trocar conhecimentos. A programação é aberta ao público e a comunidade pode acessar www.camara.leg.br .
Liziane ressalta a importância de pais, professores e assistentes sociais, além de demais profissionais, acompanharem a live, para que se possa trabalhar essas políticas de saúde junto aos jovens, crianças e à comunidade em geral.
A deputada coloca o quanto os profissionais da área da saúde e da área social vem se preocupando com o aumento no número de suicídios no mundo, sendo a terceira principal causa de mortes entre jovens (15 a 29 anos). Um dado trazido por ela é que a cada 40 segundos alguém tira sua vida no mundo, algo que é de extrema importância. Com um aumento de problemas emocionais e do número de suicídios é necessário que se dissemine informações a respeito destes assuntos. Outro campo a ser trabalhado é o da legislação. Teve uma alteração na Lei 13.968/2019, que criminaliza aqueles que induzem a lesão corporal ou suicídio, uma ação importante na avaliação da deputada.
Liziane levanta o ponto das redes sociais, que as famílias precisam estar atentas, já que crianças e jovens têm mergulhado cada vez mais nas tecnologias. “Os jovens da atual geração estão mais vulneráveis a essas situações e é preciso ter um cuidado muito grande por parte das famílias. Ao vermos alguém em algum quadro depressivo não podemos menosprezar, é necessário atentar aos sinais e procurar o auxílio de um profissional”, expressou. O simpósio de hoje vai trazer também orientações sobre como identificar sinais e prevenir o suicídio. Ela reforçou que é importante as pessoas saberem que existe apoio, com uma rede preparada para atender os paciente sem sofrimento.
Crédito da foto: Elaine Martins
Ouça a entrevista completa